Programação do evento

1º Dia - 04 DE DEZEMBRO DE 2017

18:00 - CREDENCIAMENTO
18:30 - SOLENIDADE DE ABERTURA
19:00 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA

MARTHA CARRER CRUZ GABRIEL - Pensadora e Influenciadora Digital; Palestrante Internacional Premiada; Mestra e PhD em Artes (ECA/USP), com Educação Executiva em Inovação e Neurociência no MIT, USA.

20:30 - COQUETEL

2º Dia - 05 DE DEZEMBRO DE 2017


8:30 - TEMA: "DILEMAS E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO"

Palestrante: NICOLAO DINO DE CASTRO E COSTA NETO - Subprocurador Geral da República; Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UNB; Vice-Procurador Geral Eleitoral (biênio 2016/set.2017); Ex-Conselheiro do CNMP; Ex-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Presidente de Mesa e Debatedor: Dr. CLÁUDIO REBÊLO CORREIA ALENCAR - Promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão; Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

10:00 - INTERVALO
10:20 - TEMA: "CRIMINALIDADE ORGANIZADA"

Palestrante: DR. ARTHUR PINTO DE LEMOS JÚNIOR - Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo; Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Professor do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento no Combate à Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça; e Coordenador da Escola Nacional de Combate às Organizações Criminosas.

Presidente de Mesa e Debatedor: Dr. MARCO AURÉLIO CORDEIRO RODRIGUES - Promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão; Integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas.

12:10 - INTERVALO PARA ALMOÇO
14:00 - TEMA: "CORRUPÇÃO ELEITORAL"

Palestrante: IGOR PEREIRA PINHEIRO - Promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará; Especialista e Doutorando em Ciências Político-Jurídicas pela Universidade de Lisboa; Professor e Palestrante da área de Combate à Corrupção e Direito Eleitoral; Autor dos Livros "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral” e Prática Eleitoral para o Ministério Público".

Presidente de Mesa e Debatedor: PABLO BOGÉA PEREIRA SANTOS - Promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão; Auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral.

15:30 - INTERVALO
15:50 - TEMA: "CONTROLE DA EFETIVA DESTINAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS VINCULADOS À EDUCAÇÃO"

Palestrante: DÉBORA DA SILVA VICENTE - Promotora de Justiça do Rio de Janeiro e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Presidente de Mesa e Debatedor: ÉRICA ÉLLEN BECKMAN DA SILVA - Promotora de Justiça do Ministério Público do Maranhão; Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação.

17:20 - ENCERRAMENTO DO 2º DIA

3º Dia - 06 DE DEZEMBRO DE 2017


8:30 - TEMA: "A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS JUNTO AO TCU NO COMBATE À CORRUPÇÃO"

Palestrante: PAULO SOARES BUGARIN - Subprocurador Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União - Master Recherche (Diplôme d’Etudes Approfondies – DEA) em Gestão e Economia de Empresas (Analyse Industrielle) – Universidade de Paris I – Sorbonne (1989) e Mestre em Direito Público – UnB (2002). Especialista em Direito Constitucional – Universidade de Salamanca (2009). Membro da Société Française de Finances Publiques - Paris (2001), do Institut International de Sciences Fiscales - Paris (2011) e da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – Academia Nacional de Economia (2012).

Presidente de Mesa e Debatedor: JOAQUIM RIBEIRO DE SOUZA JÚNIOR - Promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão.

10:00 - INTERVALO
10:20 - TEMA: "A CORRUPÇÃO COMO FATOR GERADOR DE DANO À DEMOCRACIA. O RISCO DA ANESTESIA SOCIAL"

Palestrante: ROBERTO LIVIANU - Promotor de Justiça de São Paulo, atuando na Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos; Presidente do Instituto "Não Aceito Corrupção"; Doutor em Direito pela Universidade São Paulo (USP); Ex-Presidente do Ministério Público Democrático; Comentarista do Jornal da Cultura e Colunista da Rádio Justiça do STF.

Presidente de Mesa e Debatedor: Themis Maria Pacheco de Carvalho - Procuradora de Justiça do Ministério Público do Maranhão; Integrante da Comissão de Prevenção à Corrupção.

12:10 - ENCERRAMENTO

Tarde - Atividade Cultural - Palestra


14:30 - Tema: "MENTES ANSIOSAS: o medo e a ansiedade nossos de cada dia."

Palestrante: ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Médica Graduada pela UERJ, com residência em psiquiatria pela UFRJ; Membro da Academia de Ciências de New York; Com o Curso de Avaliação e Treinamento em Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria da University of Chicago Hospitals; Autora de vários livros, entre os quais: "Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado"; "Bullying: mentes perigosas nas escolas"; "Mundo Singular: entenda o autismo"; "Mentes Depressivas: as três dimensões da doença do século.".

Última atualização: Thursday, 23 Nov 2017, 12:21